Cotidiano

Oposição quer convocar Eliseu Padilha para depor na Câmara

BRASÍLIA – A oposição no Congresso tenta cercar o governo Michel Temer em todas as frentes possíveis e, após protocolar pedido de impeachment e de investigação na procuradoria-geral da República contra o presidente, quer a convocação do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

O requerimento foi apresentado na tarde desta segunda-feira pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS), na Comissão de Cultura da Câmara. Além de Padilha, o deputado apresentou pedidos para que sejam convidados o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, o procurador-chefe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Heliomar Alencar de Oliveira e a chefe de Gabinete do presidente da República, Nara de Deus.

Fontana justifica que esses integrantes do governo foram citados à Polícia Federal pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo após sofrer pressões para ajudar na liberação de uma obra de interesse pessoal do então secretário de Governo, Geddel Vieira Lima, que também deixou o cargo.

Para Fontana, se confirmadas, as acusações de Calero, pode ser configurado crime de concussão, que é o uso do cargo para obter vantagem indevida.

?As denúncias são muito graves e a população tem o direito de ter todas as informações sobre estes fatos que mostram a pouca seriedade do governo ilegítimo de Temer e sua equipe. Queremos todos os esclarecimentos?, diz o parlamentar, em nota.