Cotidiano

Ópera de Arame: Confronto deixa 24 feridos

Vereadores de Curitiba aprovaram quatro projetos do pacote fiscal de Greca

Enquanto servidores e policiais militares se enfrentavam do lado de fora da Ópera de Arame, os vereadores da Câmara de Curitiba aprovaram, na manhã de ontem, os quatro projetos de lei do pacote de ajuste fiscal proposto Prefeitura de Curitiba. A sessão começou por volta das 9h e foi até as 12h10. Os projetos aprovados criam a Lei de Responsabilidade Fiscal do Município, aprovam a renegociação de dívidas da prefeitura com credores, o congelamento do plano de carreira dos servidores e mudanças no sistema previdenciário municipal. Hoje as propostas serão levadas para a segunda votação.

A proposta de levar a sessão plenária para a Ópera de Arame partiu da Secretaria de Estado de Segurança Pública, durante encontro com o comando da Câmara também na sexta-feira. O local teria condições de oferecer maior segurança e evitar invasões, segundo a Sesp. A sessão de hoje também será na Ópera.

O confronto

Contrários ao pacote de ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca (PMN), manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar. Balanço oficial indica que 24 pessoas ficaram feridas.

Os policiais militares chegaram ao local às 4h e instalaram uma cerca. Cerca de 3 mil servidores se concentraram do lado de fora da Ópera durante a votação. Por volta das 11h alguns servidores removeram as grades de proteção. A polícia reagiu com spray de pimenta e balas de borracha. A situação voltou a ficar tensa por volta das 12h, quando houve nova tentativa de invasão. Os servidores foram dispensados no início da tarde, mas devem retornar ao local nesta terça-feira.

Greve continua

Em assembleia ontem no Parque São Lourenço, servidores municipais aprovaram a continuidade da greve hoje, em protesto contra o pacote de ajuste fiscal. Os servidores voltarão a se reunir hoje para decidir se mantêm o movimento até sexta-feira, para quando está marcada uma greve geral.