Cotidiano

Ônibus só circularão na Avenida Brasil depois que terminais forem concluídos

Duas destas estruturas sequer começaram a sair do papel ainda

Cascavel – A obra milionária do PDI (Plano de desenvolvimento Integrado) tem, como um de seus objetivos, retornar com a circulação de ônibus na Avenida Brasil, em Cascavel.

Faixas exclusivas já estão prontas, porém, o que emperra a mudança no itinerário são os entraves do próprio projeto.

A instalação dos novos pontos de embarque do transporte coletivo segue em toda a extensão da Avenida Brasil. Até o momento, oito foram concluídos e ainda restam outros cinco conjuntos de estações. Estruturas modernas previstas pelas obras do PDI são esperadas para trazer mais comodidade à população que depende dos ônibus.

Apesar de todos os investimentos iniciados pela antiga administração municipal, ainda não há previsão de quando os passageiros poderão embarcar nesses pontos, já que o início da circulação do transporte coletivo pelas faixas exclusivas da avenida também não está definido.

“Para início da operação dos ônibus na faixa exclusiva da Avenida Brasil é necessária a conclusão das obras dos Terminais Leste e Nordeste”, afirma a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) de Cascavel.

O planejamento de linhas que percorrerão o trecho foi definido, mas faltam detalhes operacionais. “A definição concreta da operação, oferta de horários e quantidade de veículos, serão finalizados com a conclusão dos terminais”, acrescenta a Cettrans.

Por enquanto, somente as obras do novo Terminal Leste foram iniciadas na Rua Martin Afonso de Souza, esquina com a Rua Maringá, no Bairro São Cristóvão. A expectativa é que a estrutura seja concluída no mês de abril.

Em relação ao Terminal Nordeste, a Secretaria de Planejamento afirma que a obra será licitada ainda este mês e que os projetos dos demais terminais estão em fase de finalização, com previsão de licitação em abril.

O PDI prevê as construções do Terminal Oeste, na Avenida Brasil próximo à Praça Vereador Luiz Picolli (Praça da Bíblia); Terminal Sudoeste, no Bairro Santa Cruz, ao lado do Estádio Olímpico; e Terminal Nordeste, na Rua Ghandi, Bairro Brazmadeira. Estes dois últimos sequer saíram do papel.