Cotidiano

Ônibus não circulam em Natal por falta de segurança

64417574_Buses burnt by people protesting against the transfer of inmates fr.jpgNATAL ? Os ônibus de Natal não deixaram as garagens na manhã desta sexta-feira, e a população sofre nas ruas com a falta de transporte. Contrariando o que o prefeito de Natal afirmou, não há previsão para os ônibus voltarem a circular. A justificativa é a falta de segurança. Dois novos ataques foram registrados na noite de ontem. Um carro foi incendiado na cidade de Currais Novos, no Seridó potiguar, e dois ônibus foram queimados na garagem de uma empresa, na Zona Norte de Natal.

Crise RN

No total, 24 ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo do estado, três carros da secretaria de Saúde de Caicó, um veículo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, duas delegacias e um prédio público foram alvos de criminosos. Não há informação de pessoas feridas. Os atentados, a maioria incendiários, foram registrados em oito municípios desde a tarde quarta-feira.

Ontem, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, havia garantido que o serviço iria funcionar. No entanto, Junior Rodoviário, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro), afirmou que o acordo para garantir segurança, tanto para os funcionários quanto para os usuários, não foi cumprido.

Para compensar a falta de ônubus, a prefeitura autorizou desde ontem que táxis e veículos escolares fizessem lotadas.

Homens do Exército, Marinha e Aeronáutica devem voltar às ruas de Natal hoje para ajudar no combate à onda de ataques. O emprego dos militares no patrulhamento das principais vias, pontos turísticos e o aeroporto da capital do Rio Grande do Norte foi autorizada pelo presidente Michel Temer. Ao todo, 1.200 homens vão integrar a Operação Potiguar 2, que segue até o dia 30 deste mês.

O governador do estado, Robinson Faria, disse à rádio CBN que os ataques foram ordenados pelos criminosos por causa da transferência de presos realizada na quarta-feira.