Cotidiano

ONG relata 870 casos de racismo e xenofobia após eleição de Trump

maxresdefault.jpgWASHINGTON – Somente nos dez dias que sucederam a eleição de Donald Trump a presidente dos EUA, foram registrados cerca de 870 incidentes racistas ou xenofóbicos em todo o país, segundo um comunicado da ONG Southern Poverty Law Center (SLPC) ? que estima que houve muito mais. xenofobia

? Não tenho qualquer dúvida de que os dados são inferiores à realidade ? disse Richard Cohen, presidente do centro. ? Em muitas ocasiões, aqueles que nos informam sobre atos de ódio indicam que nunca antes haviam visto algo assim.

Foram oficialmente 867 casos de perseguição e intimidação até o dia 19, segundo a SLPC. Muitos dos casos tiveram menções a Trump, disse o centro, relatando a recorrência de incidentes de ódio racista, anti-imigrantes, antimuçulmanos e sexistas nas últimas semanas.

? Muitos autores evocaram o nome de Trump durante os ataques, o que indica claramente que a onda de ódio se relaciona con seu êxito eleitoral.

Na maioria dos casos, foram relatadas pichações e agressões verbaisa, mas ainda houve agressões físicas violentas. Apesar de quase todos os estados do país terem tido estatísticas que contribuíram para o número, a Califórnia lidera: 99 ocorrências. Entre elas, em colégios, igrejas, sinagogas, mesquitas, ruas e veículos.