Cotidiano

OMC reduz previsão de crescimento do comércio global em 2016

A Organização Mundial do Comércio anunciou que a previsão de crescimento do comércio global é de 1,7% neste ano, sendo a primeira vez em 15 anos que o setor se expande mais lentamente do que economia global. A estimativa, abaixo dos 2,8% previstos em abril, reflete uma desaceleração na China e no Brasil e a queda nas importações nos Estados Unidos.

Para o diretor-geral da organização, Roberto Azevedo, o novo quadro do setor deve ser visto como um alerta pelos governos.”Precisamos nos assegurar que isso não se traduza em políticas equivocadas que poderiam tornar a situação muito pior, não só do ponto de vista do comércio, mas também para criação de empregos, crescimento econômico e desenvolvimento que estão ligados a um sistema de comércio aberto” disse Azevedo.

Os dados descritos mostram uma preocupação que, após um longo período de crescimento através da globalização e confiança no comércio global, os governos estão cada vez mais procurando proteger suas indústrias durante um período de dificuldade econômica e economias impulsinadas pleo consumo interno.