Cotidiano

Oeste tem 1 cidade em risco de surto e 13 em alerta de dengue

Além das cidades em risco, já foi confirmada a presença do vetor em 313 municípios do Estado em 2016.

 

São Miguel – Um dos 50 municípios da região está em situação de elevado risco para surto de dengue (São Miguel do Iguaçu) e outros 13 em estado de alerta, reafirmou nesta semana boletim da Secretaria de Estado da Saúde. Em todo o Paraná são 75 cidades em estado de alerta para epidemias de dengue. Os dados foram apresentados após o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti referente ao mês de novembro realizado por 303 municípios.

O LIRAa é um cálculo que compara a quantidade de imóveis visitados pelos Agentes de Saúde com a quantidade de focos com larvas do mosquito encontrados nessas visitas. “Atualmente, o governo do Estado recomenda que as prefeituras façam esse levantamento nos meses de fevereiro e novembro para que possamos monitorar a situação no Paraná”, explica a chefe do Centro estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

O resultado abaixo de 1% é considerado fora de perigo (menos de uma casa infestada para cada 100 pesquisadas), de 1 a 3,9% é estado de alerta (de uma a três casas infestadas para cada 100 pesquisadas), e acima de 4% há risco de surto e demanda ações emergenciais (quatro ou mais casas infestadas para cada cem pesquisadas).

Segundo o mesmo levantamento, dois municípios apresentaram o índice de alto risco para epidemias, ou seja, com valor igual ou acima de 4%. São Miguel do Iguaçu registrou 4% de índice de infestação; e Jacarezinho, no norte pioneiro, apresentou o valor de 4,8%.

Além das cidades em risco, já foi confirmada a presença do vetor em 313 municípios do Estado em 2016.

Município do Oeste com alto risco de surto de dengue

São Miguel do Iguaçu

Municípios do em alerta para dengue:

Nova Aurora

Formosa do Oeste
Jesuítas
Assis Chateaubriand
Guaíra
Capitão Leônidas Marques
Terra Roxa
Toledo
Santa Terezinha de Itaipu
Corbélia
Mercedes
Ouro Verde do Oeste
Palotina