Cotidiano

Oeste lidera geração de empregos no Estado no primeiro semestre

Região criou 6.696 vagas de emprego com carteira assinada de janeiro a junho deste ano

Cascavel – A região Oeste liderou a criação de empregos no Estado no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, a região criou 6.696 vagas de emprego com carteira assinada de janeiro a junho, o que representa 31,73% do saldo positivo registrado em todo o Paraná.

O setor frigorífico foi o que mais admitiu trabalhadores no período. Além dele, é preciso considerar a importância turística dos municípios que compõem a região para o desenvolvimento do Estado. A região Oeste ocupa o terceiro lugar no ranking estadual de contratação de trabalhadores dos setores ligados ao turismo.

No primeiro semestre, 5.471 pessoas conseguiram uma vaga de emprego formal na região. A primeira colocação fica por conta da Região Metropolitana de Curitiba, com 21.463 contratações, seguida da região norte-central, com 7.903.

De janeiro a junho deste ano, a região Oeste foi a que mais criou empregos no setor de comércio, com um saldo positivo de 238 postos. O setor frigorífico foi o que mais admitiu trabalhadores. Foram 11.931 trabalhadores, respondendo por 13% dos contratados em toda a região que abrange os municípios do entorno de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel.

Se for considerado o número de admitidos e demitidos, a indústria de carnes registrou um saldo positivo de 2.613 postos de trabalho.

Concentração

A região Oeste concentra 42% do estoque de empregos formais do setor frigorífico no Paraná, resultado do grande número de empresas instaladas nos municípios. A segunda colocada no ranking é a região norte-central, que registra 21% dos empregos do setor.

Toledo e Cascavel são os municípios que concentram o maior número de trabalhadores em frigoríficos. Juntos eles respondem por 17% da mão de obra empregada nas empresas do setor no Paraná. Em seguida, vem Cafelândia, Matelândia, Medianeira e Palotina.

O último Caged, divulgado em junho, mostra que 29% dos empregos formais no setor agropecuário de criação de animais estão na região Oeste.

Pescados

A região Oeste também registra crescimento significativo na geração de empregos formais na área de produção de pescados. Em 2010, o setor gerou 196 postos de trabalho, número que saltou para 752, em 2013. Um total de 89% dos empregos da indústria de pescados concentram-se em Nova Aurora (53,34%) e Toledo (35,40%).

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)