Variedades

Obras da artista Andreia Calderari estão em exposição em Shopping de Cascavel

Quadros convidam para uma reflexão e aguçam a curiosidade pela arte

Obras da artista Andreia Calderari estão em exposição em Shopping de Cascavel

Alguns minutinhos de contemplação, reflexão e inspiração podem fazer parte do dia de quem der um passeio pelo Cascavel JL Shopping. Como parte da campanha institucional #VocêComCultura, que visa promover a cultura para os moradores da cidade, o mall está abrigando uma exposição com obras assinadas pela artista cascavelense Andreia Calderari. Formada em arquitetura, Andreia atuou por alguns anos na área e ainda hoje mantém projetos, mas o foco está mesmo nas artes.

As telas expostas fazem parte do acervo da artista, que começou a pintar quando tinha apenas 7 anos. “Fiz aula particular de pintura e terminei perto dos 12 anos, passando por várias técnicas. E aos 18 anos retomei meio que brincando porque uma amiga que também fazia aula de pintura viu os meus materiais e quis combinar de um dia a gente pintar juntas. Lembro que, na época, a rede social ainda era o Orkut. Postei a foto de um quadro e as pessoas me elogiaram. Então uma tia que também é artista me incentivou a fazer a primeira exposição e nunca mais parei”, conta.

Apesar de compreender que os quadros se encaixam mais no estilo expressionista, Andreia não limita o trabalho a essa “categoria”. “Não gosto de colocar meu trabalho dentro de um quadrado, porque a arte é muito atemporal e depende do dia, de como você está. Às vezes você inclui outra técnica, outro material. Minhas inspirações estão no meu dia a dia, nas pessoas que eu amo, nos artistas, nas músicas que ouço. Algumas vezes você só está resolvendo um problema e em vez de sentar e conversar com um amigo ou fazer terapia, você transforma isso em arte, senta e pinta”, descreve a artista, que costuma usar tinta acrílica por ser mais versátil e dar à obra uma linguagem menos carregada e ser lembrada por alguns detalhes específicos: a tinta escorrida e pessoas com olhos mais acentuados do que o tamanho proporcional.

A exposição no Cascavel JL Shopping foi, para ela, uma oportunidade de tocar as pessoas no meio da correria do cotidiano. “Achei uma iniciativa fundamental para fomentar a curiosidade pela arte. E é muito legal porque a pessoa vem de maneira despretensiosa para andar no shopping e acaba vendo arte, é uma surpresa no dia dela. Às vezes alguém vem apenas para fazer um almoço rápido e esse trabalho acaba alegrando ela de alguma forma, a deixando mais introspectiva”, deseja a artista.

Para conferir a exposição, basta ir até o piso L2, em frente à Vivara, das 10h às 22h de segunda a sábado e das 14h às 20h aos domingos e feriados.

Assessoria