Cotidiano

Obra de piso tátil em Niterói gera reclamação de moradores

2016 914423061-eurep-pisotatil.jpg_20160606.jpg

NITERÓI ? As obras do corredor de BHLS (sigla em inglês para ônibus com alto nível de serviço) da Transocênica têm gerado críticas entre os moradores de Niterói. O projeto fará a ligação entre a Região Oceânica e Charitas e deve ser totalmente concluído no fim de 2017. No entanto, alguns trechos devem ser entregues até o fim deste ano. E é justamente em uma destas áreas ? no Cafubá ? que o leitor Gilberto Roque Sonoda encontrou pisos táteis, utilizados como guias para deficientes visuais, bem próximos ao meio-fio da via recém-criada.

? Estou preocupado com a situação observada na Avenida Conselheiro Paulo de Mello Kale, no bairro do Cafubá, em Niterói, que está interditada para a construção da pista do BHLS da Transoceânica. Além da construção de novas calçadas e pistas de rolamento, as calçadas já concluídas desta avenida estão recebendo piso tátil para deficientes. No entanto, não é preciso ser profissional para identificar que a colocação neste trecho da calçada não está seguindo as normas. Além disto, traz risco de queda a deficientes visuais, pois o piso está instalado ao lado do meio-fio e não na área de circulação da calçada, como diz a norma ABNT NBR 9050/2004 ? conta.

Em nota, a prefeitura de Niterói afirmou que mantém ?equipes de atendimento que recebem as reivindicações dos moradores da região do Cafubá? que funcionam no Itaipu Multicenter (Estrada Francisco da Cruz Nunes 6.501, Itaipu) e no Escritório Cafubá Trabalho Técnico Social – Transoceânico (Rua Raul de Oliveira Rodrigues 1.850, sala 201; telefone.: 2709-7715). As reclamações também podem ser feitas na sede da Administração Regional da Região Oceânica, que funciona dentro do Cisp (Estrada Francisco da Cruz Nunes 6.515, Itaipu). Ainda de acordo com a prefeitura, ?após receberem essas reclamações formalmente, as equipes passarão para o setor responsável analisar?.

Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp do GLOBO: (21) 99999-9110. Você também pode enviar seu material pelo formulário disponível aqui no site do GLOBO após um rápido cadastro.