Cotidiano

Obituário - Ricieri João Rosso

Ricieri João Rosso faleceu no dia 26 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória.

Obituário - Ricieri João Rosso

Nasceu: 18 de setembro de 1925

Faleceu: 26 de fevereiro de 2019

A paixão pela vida rural

 

Ricieri João Rosso nasceu em 18 de setembro de 1925 no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente em Rio Pardo. Viveu a maior parte da sua vida nos campos gaúchos e apenas em 1992 é que trouxe a família para Cascavel, sua amada Thereza e seus cinco filhos.

A paixão pela agricultura era algo nato e foi o que lhe garantiu sustentar a família a vida toda. Ricieri conseguiu formar na faculdade os cinco filhos: os três homens viraram agrônomos; e uma filha é economista e a outra foi para a área de bioquímica. “Aprendemos muito com nosso pai. Exemplo de honestidade, respeito, coragem, personalidade e amor. Fazia o que podia para ajudar os filhos e a família”, conta Adilar Luiz Rosso.

A morte da esposa em 2004 abalou Ricieri, que desde então preferiu viver sozinho. “Meu pai tinha uma terra em Campo Bonito… ele gostava muito de trabalhar, mesmo com 94 anos de idade ainda ia à fazenda… Estava sempre disposto e feliz”.

 Origem italiana

Seu Ricieri, como era conhecido, tinha sangue italiano nas veias. Seus avós vieram da Itália e trouxeram os pais de Ricieri ainda crianças.

A origem lhe acompanhava no dia a dia. Ricieri fazia questão de um bom vinho e apreciava a rica gastronomia italiana. “Macarronada, lasanha, todo tipo de massa… sempre foi assim em casa. Ele adorava comer e beber seu vinho”, lembra o filho Adilar Luiz Rosso.

Uma das características mais marcantes de Ricieri era sua ótima memória. “Mesmo com a idade avançada, ele sempre lembrava em detalhes das coisas. Às vezes até se confundia com as datas, mas nada que comprometesse a história que contava, sempre contada com muitos detalhes”.

O conhecimento do pai ajudou na carreira profissional dos filhos. “Hoje sou fazendeiro e agrônomo graças a tudo o que aprendi com o meu pai. Agora a gente vê como que foi importante trabalhar desde pequeno no campo. Meu pai estudou até a 3ª série, mas sabia mais que muita gente formada. Nunca vou me esquecer do que ele me deixou de mais valioso, o seu conhecimento”.

Despedida

Ricieri João Rosso faleceu no dia 26 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória. Há cerca de um ano e meio ele sofreu uma pneumonia que lhe deixou os pulmões fibrosos. Desde então tinha dificuldades para respirar. Seu quadro se agravou e precisou ser internado, mas não resistiu. Ricieri deixou os cinco filhos, 13 netos e 14 bisnetos.