Cotidiano

Obama veta lei que permitiria processar Arábia Saudita pelo 11/9

WASHINGTON – A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira que o presidente Barack Obama decidiu vetar a lei que permitiria às vítimas dos atentados de 11 de Setembro processarem a Arábia Saudita, devido à suposta ligação do país com Osama bin Laden. Esta lei, aprovada dois dias antes dos atentados completarem 15 anos, teve o apoio de ambos os partidos e deve gerar a primeira grande derrota para Obama ? analistas acreditam que o veto deverá ser derrubado.

A Arábia Saudita já alertou que, se a lei entrar em vigor, o país poderá tirar “dezenas de bilhões de dólares” de investimentos dos Estados Unidos, que poderiam ser congelados por causa destas ações. Obama já havia indicado que via “sério problemas” nesta lei, incluindo preocupações que as autoridades norte-americanas teriam de enfrentar retaliações nos tribunais por governos estrangeiros.

“Eu tenho profunda simpatia para com as famílias das vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, que sofreram gravemente”, disse Obama na mensagem de veto de três páginas que o acompanha. “Eu também tenho um profundo apreço do desejo dessas famílias para buscar a justiça e estou fortemente empenhado em ajudá-los em seus esforços. Mas esta lei não vai aumentar a segurança dos americanos de ataques terroristas, e pode prejudica ros interesses centrais dos EUA.”

Mas a lei, que foi aprovada por votação simbólica por unanimidade no começo do mês, deverá ser o primeiro veto derrubado do presidente. O projeto é muito popular em um ano eleitoral. O calendário também pode fazer, segundo o site “Politico” e o jornal “New York Times”, já na próxima terça-feira, antes das viagens dos congressistas aos estados, onde tentarão suas reeleições.

“O veto é desapontante”, definiu em nota o senador democrata Chuck Schumer.