Cotidiano

Obama fala pela primeira vez sobre vitória de Trump nos EUA

WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Barack Obama, fez nesta quarta-feira seu primeiro pronunciamento oficial sobre a eleição do republicano Donald Trump para sucedê-lo na Casa Branca. O discurso aconteceu minutos após a democrata Hillary Clinton, que saiu derrotada na votação, ter reconhecido a derrota em Manhattan. Em uma votação surpreendente, que contrariou previsões das pesquisas dos últimos dias, o republicano Donald Trump saiu vitorioso ao superar os 270 delegados necessários para conquistar a chefia da Casa Branca. trumpeleito

? Não é segredo que o prsidente eleito e eu temos diferenças significativas. Mas eu instruí minha equipe a garantir que esta seja uma transição d epoder bem sucedida. Devemos noe esforçar para unir e guiar o país. Esta é uma das marcas da nossa democracia e, nos próximos meses, vamos mostrar isso ao mundo.

Além disso, ele elogiou Hillary Clinton e disse que falou com a sua aliada assim que o resultado da derrota foi confirmado. Ele elogiou sua longa carreira política, sobretudo como secretária de Estado em seu governo, e disse que não poderia estar mais orgulhoso da sua campanha.

Em seguida, Obama contou sobre a sua conversa pelo telefone desta manhã com o seu futuro sucessor. Ele disse que os dois conversaram sobre a necessidade de unir o país ? depois de as urnas terem mostrado que os EUA são, hoje, uma nação expressivamente dividida.

? O país precisa de unidade, inclusão, respeito pelas instituições, Estado de direito e respeito uns pelos outros. Espero que ele mantenha este espírito nesta transição e que seja assim que a sua Presidência possa começar.

DISCURSO DE DERROTA

Pouco antes, Hillary apareceu ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha do casal, Chelsea Clinton para reconhecer a derrota frente a apoiadores e assessores. Ela foi fortemente aplaudida e respondeu com sorrisos e agradecimentos. No discurso, ela pediu que seus simpatizantes aceitem o resultado das urnas e construam uma nação esperançosa, inclusiva e de coração grande.

? Ontem à noite, eu parabenizei Trump pela sua vitória e me ofereci para trabalhar com ele em nome do nosso país. Espero que ele seja um bom presidente pra todos os americanos ? disse Hillary. ? Eu sei que vocês estão desapontados, porque eu também estou, assim como milhões de americanos. É doloroso. E continuará a ser por algum tempo. Mas Trump será o nosso presidente. E devemos a ele uma mente aberta e uma chance de guiar.(…) A eleição mostrou que os EUA estão mais divididos do que pensávamos. (…) Devemos defender os valores do nosso país.APTOPIX 2016 Election Clinton-GDQ309CRT.1.jpg

A democrata também reafirmou alguns dos seus principais lemas de campanha, incluindo a defesa do planeta e os direitos para todos. Ela ressaltou que os EUA são grandes o bastante para homens, mulheres, imigrantes, deficientes e a comunidade LGBT ? em contraste à retórica de exclusão que seu rival republicano sustentou durante a campanha, atacando a latinos e zombando de minorias. E, ainda, enviou uma mensagem aos jovens, que apoiaram a sua candidatura sobre a de Trump.

? Eu passei toda a minha vida adulta lutando pelo que acreditei. Tive sucessos e derrotas, algumas muito dolorosas. Muitos de vocês estão no começo das suas carreiras profissionais e pessoais. Esta perda dói mas, por favor, não parem de acreditar que a nossa luta vale a pena ? declarou, para acrescentar uma mensagem de força feminina, uma das maiores valores levantados na sua campanha. ? Para todas as pequenas meninas por aí, nunca duvide de que vocês têm valor e merecem todas as chances do mundo par alcançar seus próprios sonhos.

Assista à íntegra do discurso da democrata:

hillary