Cotidiano

Obama diz que Trump está comprometido com Otan

201611141843027774_AP.jpg

WASHINGTON – Em sua primeira coletiva de imprensa desde o resultado da eleição presidencial americana, que terminou com a vitória do magnata Donald Trump, o presidente dos EUA Barack Obama afirmou que a troca de comando não representará grande alteração no comportamento do país em assuntos internacionais.

Obama fará uma viagem para se reunir com lideranças com a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente chinês Xi Jinping. Perguntado sobre o que falaria a esses líderes em relação a seu sucessor, o presidente americano indicou uma mensagem tranquilizadora quanto ao papel internacional dos EUA, e que Trump está comprometido com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

– Uma das ótmas coisas sobre os EUA é que em temas mundiais nossa influência é resultado não apenas do presidente, mas de múltiplas interações que envolvem diversos atores. Isso é o que nos torna uma nação indispensável em manter a ordem no mundo. Trump expressou intenção em manter esse papel na conversa que tivemos, ele está comprometido com a Otan. Eu farei com que eles (líderes mundiais) saibam que não há um enfraquecimento nesse papel – declarou Obama.