Cotidiano

Obama diz a eleitores negros que não votar é ?um insulto pessoal?

2016 939729243-201609181947232615_AFP.jpg_20160918.jpgWASHINGTON ? Com os democratas cada vez mais preocupados com a falta de entusiasmo do eleitorado negro em relação a Hillary Clinton, o presidente Barack Obama apresentou a questão de uma forma bem pessoal. Segundo ele, não votar na candidata democrata seria encarado como ?um insulto pessoal? e uma ameaça a seu legado.

Num discurso no último domingo para uma plateia predominantemente negra, Obama pediu que os negros votem em massa em novembro.

? Vou considerar um insulto pessoal, um insulto ao meu legado, se esta comunidade baixar a guarda e não se mobilizar nesta eleição ? disse o presidente americano no jantar organizado pelo Congressional Black Caucus Foundation.

Embora não tenha mencionado o nome do candidato republicano, Donald Trump, Obama o criticou indiretamente e disse que apenas uma pessoa levaria adiante suas políticas. Segundo ele, o outro candidato era contrário a tudo o que foi feito.

? Ele disse que não temos nada a perder, que então deveríamos apoiar alguém que lutou contra os direitos civis, a igualdade e que não demonstrou respeito pelos trabalhadores. Bem, nós temos desafios, mas não somos estúpidos ? disse Obama. ? Sabemos do progresso que fizemos, apesar das forças da oposição, da discriminação. E pretendemos continuar lutando contra essas forças. Meu nome pode não estar na cédula, mas nosso progresso está.