Cotidiano

Obama convoca eleitores a barrar Trump: 'Destino da República está em suas mãos'

CHAPELL HILL, EUA ? O presidente dos EUA, Barack Obama, convocou os americanos, nesta quarta-feira, a saírem às urnas para votar na democrata Hillary Clinton ? e bloquear o caminho para o candidato republicano, Donald Trump. O chefe da Casa Branca afirmou que o destino da República está em jogo, pedindo que os eleitores rejeitem o medo, em uma referência ao discurso do magnata ao longo da sua campanha.

? Vocês têm seis dias para decidir o futuro deste país que tanto amamos ? afirmou Obama, durante um comício em Chapel Hill, na Carolina do Norte. ? Quando disse que o destino da República está em suas mãos, não estava brincando. Rejeitem o medo! Elejam a esperança! Votem!

Remontando às eleições de 2008 e de 2012, Obama afirmou ainda que a eleição deste ano tem uma natureza diferente por conta da polêmica personalidade de Trump.

? Fui candidato contra John McCain, fui candidato contra Mitt Romney e nunca pensei que a República estivesse em perigo, se fossem eleitos ? declarou, acrescentando que os Estados Unidos não podem se permitir eleger um presidente que propõe torturar ou dar os códigos nucleares a alguém tão imprevisível.