Cotidiano

O descaso com os surdos

Depois de muitas cobranças sem resultados, professores e alunos surdos da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) podem visualizar uma luz no fim do túnel para continuarem lecionando e estudando, respectivamente. É que uma decisão da Justiça obrigou a universidade a contratar intérpretes de Libras sob pena de multa que pode chegar a R$ 30 mil. A Unioeste tem 30 dias para contratar os intérpretes. A liminar determina ainda 180 dias para a contratação por concurso público.

A decisão judicial, em caráter liminar, foi proferida em resposta a uma ação movida pelo Sinteoste (Sindicato dos Professores) e Surdovel (Associação dos Surdos de Cascavel) contra a Unioeste e o Estado do Paraná.

"Essa omissão tem impedindo que os docentes surdos transmitam os seus ensinamentos aos alunos e que os acadêmicos surdos consigam acompanhar o conteúdo ministrado nas aulas, causando grande prejuízo na

aprendizagem", argumentaram as duas entidades na ação.

Unioeste

Em nota, a Unioeste informou que ainda não foi intimada sobre a decisão judicial e esclarece ter conhecimento do processo. A universidade diz ainda que, em consonância com o Governo do Estado, está tomando as providências para a contratação dos profissionais em quatro dos seus cinco campus – Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon. Em Foz do Iguaçu, segundo a Unioste, a contratação já foi feita. Assim como em Cascavel, na fronteira foi necessária uma liminar para forçar a instituição de ensino superior a contratar os intérpretes.