Cotidiano

Número de mortos por onda de frio já passa de 80 na Europa

Bosnia cold weatherPARIS ? A onda de frio que atinge a Europa já deixou 83 mortos em dez países nos últimos dias. Meteorologistas indicam que o mau tempo deve suavizar a partir desta quarta-feira, mas as temperaturas permanecerão abaixo de zero. Pelo menos 44 pessoas morreram de hipotermia entre segunda e terça-feira, e 39 pessoas faleceram no fim de semana.

Embora muitos dos países afetados estejam acostumados com baixas temperaturas no inverno, a situação é incomum nos Balcãs, onde os meteorologistas indicam que os termômetros estão entre 10 e 15 graus mais baixos do que o habitual para esta época.

De acordo com a Cruz Vermelha, 24 pessoas morreram no Leste da Ucrânia pelo frio intenso e outras 10 na Bielorrússia. Na Sérvia foi contabilizada uma morte por hipotermia, e na Bulgária quatro desabrigados morreram. Também foram registradas morte na Albânia e na Croácia nas últimas horas.

Além desses países, a onda de frio deixou mortos durante o fim de semana em Itália, Polônia, Grécia, República Checa e Rússia.

A Itália, onde oito pessoas foram mortas, continua em alerta, e as autoridades fecharam muitas escolas no Sul e no Centro, como resultado de neve, gelo e baixas temperaturas. A onda de frio afeta todo o país, e as autoridades estão trabalhando para remover a neve que dificulta o acesso a hospitais e aldeias isoladas, ou impedem o tráfego em estradas intransitáveis.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) pediu aos cidadãos para se protegerem do frio:

?Nós pedimos que as pessoas permaneçam dentro de suas casas quando possível e garantam que estejam bem preparadas com produtos de emergência como comida, água e lanternas. Aos motoristas, pedimos para ficarem nas estradas principais e tenham em mãos um kit de emergência e celular carregado.?

O que mais preocupa a FICV são os refugiados, de acordo com um comunicado do diretor da organização na Europa, Simon Missiri. Segundo ele, os solicitantes de asilo e refugiados que vivem em acampamentos são os que estão em maior risco, assim como pessoas sem-teto e idosos.

O Médicos Sem Fronteiras (MSF) também relatou que milhares de imigrantes ilegais e refugiados estão presos pelo frio e neve em acampamentos mal adaptados para o inverno na Grécia e nos Balcãs.