Cotidiano

Número de mortos em ataque suicida a casamento na Síria sobe para 32

201610040720424799_RTS.jpgAMÃ ? O número de mortos no atentado suicida no Nordeste da Síria, na segunda-feira, subiu para 32, de acordo com uma fonte médica. Um primeiro balanço do Observatório Sírio para Direitos Humanos citava 25 mortos no ataque, que mirou um casamento na cidade de Hassaka, na região curda do Nordeste da Síria.

Das vítimas, 22 teriam morrido já na hora da explosão ? reivindicada mais tarde pelo Estado Islâmico ? que feriu outros 50 convidados. Alguns continuam hospitalizados na província iraquiana de Dohuk. A agência Estatal Sana estima que 90 pessoas tenham ficado feridas no ataque.

O grupo curdo YPG, ou Unidades de Proteção Popular, em primeiro momento, não deixou claro se o incidente foi causado por um dispositivo explosivo ou por um suicida. Depois, fontes da agência Reuters informaram que o ataque foi conduzido por uma mulher-bomba.

Em um comunicado, a agência de notícias Amaq, próxima a militantes do Estado Islâmico, afirmou que um homem-bomba atacou um encontro de combatentes curdos do YPG com metralhadoras e um colete com explosivos. Não foram dados mais detalhes.

Hassaka está principalmente nas mãos da milícia YPG, que expulsou o Exército sírio da região em agosto.