Cotidiano

Novos ônibus serão “testados” na Brasil

Dos 41 novos ônibus que vão integrar a frota do transporte público de Cascavel, 28 já foram entregues às empresas: 16 na Pioneira e 12 na Viação Capital. E hoje começa a instalação dos sensores nos ônibus que permitirão a abertura dos semáforos para garantir a agilidade proposta nos corredores exclusivos.

Técnicos da Datapron – empresa dona do sistema inteligente – já estão na cidade e ontem as empresas e o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro se reuniram.

“A empresa começa a instalar já [os sensores]. Creio que até o dia 22, 23, nós já consigamos fazer os primeiros testes operacionais. Um cronograma bem certinho será feito nos próximos dias”, adianta Pelissaro.

Os testes a que ele se refere é pôr os ônibus a rodar nos corredores das Avenidas Brasil e Barão do Rio Branco: “Vamos testar todos os semáforos”, explica, em alusão aos sensores.

Nessa fase não serão levados passageiros. “Precisamos testar tudo, porque quando funcionar para valer nada poderá dar errado”, complementa o presidente.

Pelissaro diz ainda que a instalação é gradativa. Os testes serão feitos pelos motoristas que já atuam no sistema, acompanhados da Cettrans.

 

É só pegar!

O supervisor de transporte da Viação Capital do Oeste, Vitor Cararo, disse que as empresas só estão esperando a Cettrans e a Datapron instalarem os equipamentos e que os veículos estão à disposição para os testes. “Assim que estiver tudo certo, podem pegar e levar os ônibus para a rua. Nós respeitamos o que vem da companhia”.

Parte do sistema inteligente dos semáforos já está pronta para uso nas Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves. “O sistema funciona para os ônibus não pararem nos semáforos. Assim que ele se aproxima do cruzamento, os dispositivos do ônibus e do semáforo se comunicam e, se o sinal estiver verde, o tempo será prolongado, e, se estiver vermelho, será acelerada a mudança para verde”, detalha o engenheiro da Cettrans, Juliano Denardin.

Os sensores serão instalados em 30 ônibus, todos que vão operar nos corredores exclusivos. A promessa é redução de 30% do tempo nas viagens.