Cotidiano

Novo terremoto atinge Ilhas Salomão um dia após forte abalo

SYDNEY – Um dia após o forte sismo de 7,8 graus que provocou danos nas Ilhas Salomão, um terremoto de magnitude 6,9 atingiu uma região próxima àquela abalada na costa. Com profundidade de 10km, não foi emitido alerta de tsunami desta vez. O sismo atingiu 90km a sudoeste de Kirakira.

O diretor do Gabinete Nacional de Gerenciamento de Desastres das Ilhas Salomão, Loti Yates, disse que recebeu relatos de edifícios desmoronados em vilas em Makira, a ilha mais próxima do epicentro do terremoto submarino de um dia antes, que inicialmente provocou um alerta de tsunami até no Havaí.

? As vilas com as quais estabelecemos contato foram esvaziadas, na verdade a maioria das comunidades com quem conversamos já havia sido esvaziada ? afirmou Yates à Reuters. ? Eles nos ligaram das montanhas, o que é bom.

Não houve relato de mortes. O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico (PTWC) havia divulgado alertas de ondas perigosas para os litorais de Ilhas Salomão, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Nauru, Nova Caledônia, Tuvalu e Kosrae. Um alerta de tsunami inicial para o Havaí foi cancelado.