Cotidiano

Novo porto de trigo vai a leilão e deve conter preço do pão no Rio

INFOCHPDPICT000058843278BRASÍLIA – O novo terminal para importação de trigo do porto do Rio será leiloado no dia 20 de abril, em Brasília, conforme edital publicado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A maior parte do trigo para produção de pães no Rio vem da Argentina pelo mar, daí a vantagem do carioca com o novo terminal. O novo terminal, portanto, tende a melhorar o preço do pãozinho francês no Rio daqui a dois anos, período da obra.

Será concedida área de 13,4 mil metros quadrados, onde o terminal com capacidade de movimentar 1 milhão de toneladas por ano. O valor total do investimento é de R$ 93,1 milhões, ao longo dos 25 anos do contrato, prorrogáveis pelo mesmo período.

O vencedor do leilão será aquele que pagar ao governo maior valor de outorga, pelo preço mínimo de R$ 1.

O empreendimento será construído na área do Armazém 11, na área entre os Armazéns 10 e 11 e em parte do Armazém 12. A parte não ocupada do Armazém 12 será devolvida à Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) como pátio pavimentado, e isso trará melhores condições operacionais ao Porto do Rio para o desenvolvimento de outros projetos, segundo a secretaria do Programa de Parcerias de Investimento (PPI).