Cotidiano

Novo poço normaliza abastecimento em Palotina

Sanepar suspende em definitivo o rodízio no abastecimento na cidade

Novo poço normaliza abastecimento em Palotina

A Sanepar interligou, na semana passada, um novo poço ao sistema de abastecimento de água em Palotina, que suspende em definitivo, a partir de hoje (15), o rodízio na cidade. O poço acrescenta ao sistema 500 mil litros de água por dia, o que garante o fornecimento de água para todas as regiões da cidade de forma regular.

Interligado antecipadamente para amenizar os efeitos da estiagem, o novo poço aumenta de imediato em cerca de 8% a produção de água. Com a conclusão das obras, previstas para o segundo semestre deste ano, o poço passará a produzir dois milhões de litros de água por dia, ampliando em 30% o volume de água no sistema.

O gerente regional Eduardo Arrosi explica que a alternativa para amenizar os efeitos do déficit na produção de água da cidade foi interligar emergencialmente o novo poço, mesmo que de forma parcial. “O poço, quando operacionalizado de forma definitiva, vai produzir água suficiente para atender a demanda da cidade pelos próximos cinco anos”, garante Arrosi. Os investimentos dessa ampliação são de R$ 600 mil.

O rodízio havia sido implantado no dia 18 de dezembro do ano passado devido à redução da vazão dos sete poços e das três minas que abastecem a cidade. Com as chuvas de janeiro, as minas já recuperaram sua vazão, porém os poços ainda sofrem os efeitos do longo período sem chuvas que atingiu todo o Paraná.