Cotidiano

Novo ministro das Cidades diz que é preciso 'inovar' e 'fazer mais com menos'

BRASÍLIA – À frente do Ministério das Cidades há apenas um dia, o ministro Bruno Araújo (PSDB-PE) disse ao GLOBO, nesta sexta-feira, que, diante da gravidade da situação orçamentária de sua pasta, será preciso “inovar” para aprimorar os programas sob o guarda-chuva do Ministério. Entre eles está o Minha Casa Minha Vida, uma das vitrines do governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

? Estamos formando uma equipe, mas com a clareza de que, com a gravidade orçamentária, nós temos que inovar em todos os processos de gestão e aprimoramento dos programas. Seguramente há tanto margens burocráticas como margens ideológicas que precisam ser solucionadas para se fazer mais com menos ? disse Araújo.

Na área de saneamento, o novo ministro deu pistas de como pretende atuar. Ele defendeu maior participação do setor privado em políticas relacionadas à área.

? Na posição de saneamento, há uma pretensão de que haja maior envolvimento da iniciativa privada e temos que construir as condições de credibilidade e segurança para avançar nisso.

Bruno Araújo, ex-líder da Minoria e do PSDB na Câmara dos Deputados, deu o voto de número 342 no plenário da Casa, que oficializou a admissibilidade do impeachment contra Dilma. Após 367 deputados votarem a favor do impedimento, ele seguiu para o Senado, onde também foi aprovado. Agora, assumiu o presidente interino Michel Temer (PMDB-SP) por pelo menos 180 dias, prazo pelo qual a petista ficará afastada do cargo esperando julgamento.