Cotidiano

Nova Zelândia prevê gasto de bilhões de dólares para cobrir estragos do terremoto

SYDNEY ? O primeiro-ministro da Nova Zelândia disse nesta segunda-feira que o gasto para cobrir os estragos provocados pelo terremoto que devastou parte do país no domingo pode ultrapassar a marca bilhões.

? É difícil acreditar que conta será menor que alguns bilhões ? disse Key em entrevista a uma rádio local neozelandesa.

As autoridades do país cancelaram nesta segunda-feira o alerta de tsunami, embora o mar ainda apresentasse correntes fortes e incomuns. Os danos provocados pela série terremotos – o maior registrado foi de 7,8 de magnitude – ainda estão sendo avaliados para Defesa Civil. Ao menos duas pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e milhares foram forçadas a deixar as suas casas.

Um novo tremor com magnitude de 6,2 foi sentido na ilha Sul da Nova Zelândia nesta segunda-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Em muitas regiões, além de danos materiais para as casas, estradas foram bloqueadas, estação de serviço e vela balsa foram interrompidos e cortes de energia e telefone foram encontrados.

Em Wellington, a capital localizada na ponta sul da Ilha do Norte e cujas ruas estavam cheias destroços, transportes públicos foram interrompidos e foi pedido à população que não saísse de casa.

A Nova Zelândia está na borda das placas tectônicas da Austrália e do Pacífico, uma área que pertence ao “anel de fogo” do Pacífico, onde são registrados 15.000 terremotos a cada ano.

Como resultado do terremoto, o premier John Key, ele cancelou sua viagem à Argentina marcada para terça-feira para se reunir com o presidente Mauricio Macri. Key ainda mantém confirmada sua presenta no Fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em 19 e 20 de Novembro.

Em setembro, um pequeno tsunami atingiu a costa leste da Nova Zelândia após um forte terremoto no mar não causou vítimas ou danos.