Cotidiano

Nova USF Juvinópolis recebe reforma e ampliação de espaço

A obra deve ser entregue, em março de 2021

Nova USF Juvinópolis recebe reforma e ampliação de espaço

Em 2019, de acordo o Setor de Informação e Planejamento em Saúde, 6.034 pacientes foram atendidos entre consultas médicos ESF (Equipe Saúde da Família), Enfermagem e Serviço Social. Além disso, mais de 13.402 procedimentos ambulatoriais foram realizados.

A odontologia da USF Juvinópolis realizou, em 2019, 5.532 procedimentos.

A obra de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família Juvinópolis iniciou no dia 06/03/2020 e já tem 14,53% executados.

A unidade de saúde proporcionará ambientes adequados e acessíveis a população e aos servidores.

A unidade contará com: recepção, pré-consulta, sala de vacina, farmácia, 1 consultório odontológico com a capacidade total de 1 cadeira odontológica, escovário, sala de curativos/suturas, sala de coleta, sala de aplicação de medicamentos, sala de serviço social, sala de inalação coletiva, 2 consultórios com sanitário, sala de reunião e educação em saúde, sala agentes comunitários em saúde, sala coordenação, vestiários masculino e feminino com sanitários, copa, DML, sala de limpeza e desinfecção, sala de armazenamento e estocagem de material esterilizado, almoxarifado, sanitários masculino, feminino, além de estacionamento.

 

Integração da comunidade

A coordenadora da USF Juvinópolis, Neusa Daroda Bazan, afirma que a nova unidade é aguardada não só para ampliar o espaço para o atendimento aos pacientes, mas também para integrar ainda mais a comunidade nos temas relacionados a saúde preventiva.

“A comunidade aguarda ansiosa por essa reforma e ampliação dos espaços para o atendimento prestado por nossa equipe: odontologia, médicos, Agentes comunitários de saúde, técnicos, enfermeiros”, destacou Neusa

A saúde da família tem por objetivo estar cada vez mais próximo da comunidade, pois é referência tanto para quem mora no distrito, quanto àqueles que estão em suas propriedades. Por conta da pandemia, atividades extras foram suspensas, no entanto, Neusa Bazan destaca que a unidade tem mantido o contato com os pacientes que encontraram nessas atividades uma melhor qualidade de vida.

“Temos grupos de gestantes, de hipertensos e diabéticos, e tantos outros que fortalecem o vínculo da Unidade de Saúde com os moradores do distrito. A Equipe Saúde da Família do Distrito de Juvinópolis é referência para o controle das doenças crônicas, sendo dado o encaminhamento necessário para as especialidades; por isso, a expectativa é grande para que possamos usufruir da nova unidade”, completou.

Marcos Sérgio Ferreira Matos, presidente do Conselho Local de Saúde, enalteceu o empenho da Secretaria de Saúde e a prefeitura em concretizar o sonho da comunidade com a nova estrutura de atenção primária.

“Para nós é um motivo de muita alegria, pois a comunidade sonhou com a reforma e ampliação da unidade de saúde e graças ao empenho da Secretaria de Saúde e da Prefeitura, através das reuniões que fizemos com a presença do Secretário Thiago e o prefeito Paranhos”, enalteceu Marcos.

“Os moradores do Distrito de Juvinópolis e os servidores da Saúde receberão um grande presente com a nova unidade para poder desempenhar eles o bom trabalho que fazem e nós através do atendimento de qualidade”, acrescentou.

O valor investido na edificação é R$ 1.183.005,35, sendo emenda parlamentar no valor de R$ 249.720,00 do deputado federal Hermes Parcianello.

O setor de Gestão de Insumos está elaborando o processo licitatório para a compra do mobiliário para a unidade.

A obra deve ser entregue, de acordo com o contrato com a construtora, em março de 2021.