Cotidiano

Nova sede à Acas

O terreno localizado na Rua Maranhão no cruzamento com a Rua 25 de Agosto, região do Ciro Nardi em Cascavel, será destinado à construção da nova sede da Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos).

A estrutura possibilitará à entidade oferecer mais do que os atendimentos pela escola bilíngue para surdos. “Funcionará como um centro de referência para surdos de Cascavel e toda a região e teremos mais espaços para realização de eventos”, afirma a presidente da Acas, Nelita Terezinha Hedel.

O terreno de aproximadamente mil metros quadrados foi repassado pelo Município que em troca recebeu imóvel que pertencia à Acas, na Rua Belém.

A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em breve, mas para a execução de todo o projeto, avaliado em R$ 800 mil, serão necessárias parcerias. “Enviamos ofícios a autoridades políticas e estamos em busca de recursos. Em mãos temos apenas R$ 300 mil arrecadados por meio de promoções”, ressalta Nelita.

O projeto da obra está praticamente finalizado e restam apenas algumas alterações na fachada.

A diretora da Acas, irmã Silvana Ferri, da Congregação das Irmãs da Pequena Missão para Surdos, destaca alguns espaços contemplados pela nova sede. “Teremos um auditório grande, salas para palestras e uma capela”.

Ela comenta que mais de 700 alunos já passaram pela escola bilíngue e que um estudo será realizado para apurar o número da população surda na cidade. “Vamos fazer um levantamento com apoio dos cadastros do Vale Sim e também do Cras para ter uma estimativa”.

Após o início das obras a expectativa é de que a nova sede seja concluída no prazo de dois anos.

Sobre a Acas

A entidade filantrópica, sem fins lucrativos foi fundada em 11 de novembro de 1975. A Acas é mantenedora do Centro de Apoio Pedagógico da associação e da Escola Bilíngue, onde estudam alunos surdos de Cascavel e cidades próximas em turno e contraturno, além de atuar na defesa e garantia de direitos sócio assistenciais. A entidade é mantida por meio de termo de colaboração com o governo estadual e municipal e também com promoções, contribuições e doações da comunidade.

Sobre a surdez

A surdez pode ser de origem congênita (causada por viroses ou doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez) ou adquirida (causada por ingestão de remédios que lesionam o nervo auditivo, exposição a sons impactantes, viroses, predisposição genética, meningite, entre outras causas).

Comunicação

Quando você encontrar um surdo o importante é se comunicar. A expressão facial e corporal é fundamental. Fale pausadamente olhado para o surdo, pois a leitura labial também pode contribuir para a compreensão. Prefira perguntas com respostas objetivas (sim ou não).

Romulo Grigoli

AILTON SANTOS

nova sede ACAS _as_ (4)

Legenda: Nova sede será construída em terreno na Rua Maranhão na região do Ciro Nardi