Cotidiano

Nova diretoria empossada

A nova diretoria do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná) e o novo Conselho Fiscal foram empossados ontem, durante assembleia realizada na sede do sindicato, em Cascavel. Agora, quem preside a entidade para o próximo biênio é o servidor do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), enfermeiro Giancarlo Tozo.

Em seu discurso de posse, Tozo elencou dois principais desafios. O primeiro deles é retomar as filiações e fazer um trabalho mais próximo da base. Além disso, vai enfrentar demandas como o Meta 4 (sistema que gerencia as folhas de pagamento das universidades estaduais por meio da Secretaria de Administração e Previdência) e a luta pela manutenção de recursos à universidade.

A eleição

O pleito do Sinteoeste ocorreu em 21 de novembro, e com quase 60% dos votos a Chapa 2 – União, resistência nas lutas e respeito aos servidores foi eleita. A Chapa 1 – Sinteoeste sempre na luta, encabeçada pela professora Francis Mari Guimarães Nogueira, foi impugnada pela Justiça na véspera da eleição, por descumprir o estatuto 22 do sindicato, que permite a reeleição por apenas uma vez. Francis ocupava a cadeira de vice-presidente do sindicato nos últimos quatro anos.

Durante a transição, a então presidente Grace Kelly Bourscheid, lembrou da representação do Sinteoeste como uma entidade de luta pelos direitos dos servidores. “Crescemos muito durante todos esses anos, principalmente em resistência”, afirma. Grace, que era candidata à vice pela Chapa 1, diz que deixa o cargo de forma tranquila, mas repudia os rumos que a eleição tomou.