Cotidiano

Nicarágua escolhe presidente da Assembleia Nacional: deputado morto

René-Núñez-Téllez.-Archivo.jpgMANAGUA ? A Assembleia Nacional da Nicarágua será presidida por meses de maneira provisório com um deputado que não poderá comparecer às sessões: o sandinista René Núñez Téllez, que chefiou o órgão legislativo por nove anos até sua morte, no último dia 10, foi mantido no cargo até que sejam previstas novas eleições na Mesa Diretora ? somente em janeiro.

De acordo com deputados, a decisão tomada na Assembleia em caráter de discussão foi feita em homenagem a Núñez, por seus “esforços por diálogo e modernização”.

? Não será eleito nenhum substituto porque o presidente desta Assembleia seguirá sendo René Núñez ? sentenciou o chefe da bancada da coalizão governista Frente Sandinista de Libertação Nacional, Edwin Castro, próximo do presidente Daniel Ortega.

A também sandinista Iris Montenegro, primeira vice-presidente do Parlamento, assume provisoriamente as decisões administrativas.

? Não é uma homenagem, e mais uma declaração do grande significado de todos o esforço que ele nos deu e continua dando ? disse ela.

A lei nicaraguense estabelece que, quando um deputado morre, a decisão em reação é do plenário. No caso de Núñez, 83 dos 92 deputados votaram a favor de sua manutenção no poder.

Núñez, 69 anos, morreu após lutar por oito meses após uma infecção pulmonar se espalhar.