Cotidiano

Navios de guerra se dirigem para Kaikoura, na Nova Zelândia

KAIKOURA – Navios de guerra dos Estados Unidos, Canadá e da Austrália se dirigem nesta quarta-feira à cidade de Kaikoura, na Nova Zelândia, para ajudar na retirada de pessoas após uma série de fortes tremores. Duas pessoas morreram quando dois terremotos simultâneos atingiram uma região perto de Christchurch no domingo.

Milhares de pessoas ficaram isoladas em Kaikoura depois que estradas e infraestrutura foram gravemente danificadas. Muitos turistas estavam visitando o popular destino de observação de baleias.

O país foi atingido por ao menos 1.823 réplicas desde o terremoto de 7,8 graus na domingo, de acordo com o GeoNet, serviço de monitoramento de abalos sísmicos do governo da Nova Zelândia.

Houve cerca de 100 mil deslizamentos de terra em Kaikoura, que atingiram estradas e linhas de trem. O fornecimento de energia e de água também foram interrompidos.

Mais de 400 pessoas já foram retiradas pelo ar ou pelo mar, e a força da defesa que retirar todas as pessoas que querem sair da cidade até o fim da desta quarta-feira, informou o jornal “New Zealand Herald”.

O navio HMNZS Canterbury já está na região, enquanto o HMNZS Wellingotn começou a fazer o levantamento do fundo do mar. Os navios se juntarão mais tarde nesta quarta-feira ao HMC Vancouver do Canadá, ao HMAS Darwin da Austrália e ao destroyer USS Sampson dos EUA.

O USS Sampson é o primeiro navio de guerra americano a visitar a Nova Zelândia em 30 anos. Os navios estrangeiros foram destinados para Auckland para participar das comemorações de 75 anos de aniversário da Marinha da Nova Zelândia mas foram desviados para ajudar nos esforços de recuperação.