Cotidiano

Naufrágio mata ao menos 29 imigrantes africanos na costa do Egito

201609181636024853_AP.jpg CAIRO ? O naufrágio de um bote que transportava imigrantes africanos à Europa matou pelo menos 29 pessoas, disseram as autoridades do Egito. Ao menos outras 150 pessoas foram resgatadas nesta quarta-feira, em mais um episódio trágico provocado pelas perigosas travessias de embarcações precárias no Mediterrâneo.

Segundo agentes de polícia egípcia, as operações de resgate continuam na tentativa de encontrar outros eventuais passageiros da embarcação. O bote virou perto de Rosetta, no Norte do Egito, com 600 pessoas a bordo.

Na terça-feira, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) afirmou que mais de 300 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo para viajar à Europa desde o início de 2016. Segundo a agência, este pode ser o ano com maior número de vítimas fatais em naufrágios caso se mantenha o ritmo atual.

A travessia é frequentemente realizada por quem foge da pobreza e das guerras em seus países de origem e busca melhores condições de vida nos países europeus.

? O número de refugiados e migrantes que chegaram às costas europeias superou hoje a barreira dos 300.000 ? declarou William Spindler, porta-voz do Acnur em Genebra, na terça-feira.

O número é consideravelmente inferior ao número registrado durante os nove primeiros meses de 2015 (520 mil), mas é superior ao do conjunto de 2014 (216 mil). Quase todos os migrantes e refugiados que atravessam o Mediterrâneo tentam chegar a Grécia ou Itália.

De acordo com o Acnur, 3.211 pessoas morreram ou são consideradas desaparecidas no Mediterrâneo desde janeiro. O número de mortos é 15% inferior ao total de vítimas fatais em 2015.

? Neste ritmo, 2016 será o ano mais letal para o mar Mediterrâneo ? disse Spindler.