Cotidiano

Nasce a Feira do Teatro de Cascavel

O clima colaborou, o público compareceu e, às 9h20, foram abertas as cortinas do portal de entrada do estacionamento do Teatro Municipal Sefrin Filho, dando início oficial à Feira do Teatro de Cascavel, seguida do descerramento da pedra fundamental pelo prefeito Leonaldo Paranhos, acompanhado dos deputados Adelino Ribeiro e Alfredo Kaefer e do presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Aldino Gugu Bueno, e de várias autoridades que compareceram para prestigiar o início de mais este ponto de encontro domingueiro, que a partir de agora passa a ser mais um local para artesãos e artistas mostrarem seus talentos, sempre aos domingos, das 8 às 15 horas.

Um local marcado pela esperança, pela expectativa de uma renda extra e pela divulgação da cultura local. Um lugar para todas as gerações conviverem.

“É mais um ponto de encontro para as nossas famílias, repleto do talento dos nossos expositores, que trouxeram muita criatividade para este evento que já percebemos logo no primeiro dia que a população está aprovando. Temos que aproveitar e usufruir dos espaços nobres que nossa cidade oferece. Já temos a feira da Praça Wilson Joffre, onde as pessoas compras suas hortaliças. De lá elas podem passar aqui e conferir toda a parte cultura cultural e artesanal e depois, à tarde conviver no espaço fechado do Calçadão. A cidade é todos e para todos”, destacou o prefeito Leonaldo Paranhos, que acredita na feira como um divulgador do talento dos artesãos e num espaço também para disseminar a cultura, propiciar lazer e estimular o desenvolvimento econômico.

Bem elaborada

“Uma feira muito bem elaborada. Está de parabéns o prefeito Paranhos pela iniciativa”, avaliou a religiosa Irmã Lourdes Zanini que foi às compras logo cedo. Na barraca do Gilberto e da Lisete Tabalipa, ela não resistiu aos encantos das peças talhadas em madeira pela família que faz da arte uma alternativa de renda. Comprou um castiçal feito em pinheiro e cedro e entregará à madre geral da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, que está visitando o Brasil e o levará para Milão. “Queremos que ela leve para a Itália o coração do Brasil e esta peça feita com tanto esmero vai marcar muito esta visita e abençoará logo esta feira e estes expositores”, disse a religiosa, que também adquiriu um vaso talhado em pinheiro para a capela das irmãs do pensionato Santa Marcelina.

Motivados

Uma compra que deixou os artesãos ainda mais motivados. Lisete disse que a família nunca vendeu em feiras e que veio para esta Feira do Teatro com muito otimismo, pois acredita na divulgação dos produtos. “Aqui podemos além de vender, também divulgar, aceitar encomendas e atender de forma personalizada os clientes”.

Otimismo que a expositora Rosilene Schelbauer também tinha estampado no rosto. Ela que investe na costura criativa já sabe que a feira é também para fazer novos amigos. Já traçou uma estratégia de levar a cada domingo peças diferenciadas para a feira a partir da pesquisa de mercado que faz na própria feira e de aceitar encomendas. “Eu e minha colega de banca, a Marilene, estamos muito animadas. Agora é só esperar a população nos prestigiar. Hoje [ontem] está sendo muito positivo”.

Apresentações culturais

Com um palco livre, a feira também tem espaço para apresentações culturais. Hoje a Banda dos Desbravadores fez bonito, assim como a Orquestra Sinfônica de Cascavel e demais artistas locais que deixaram o palco movimentado com muita arte popular. A Avac (Associação dos Veículos Antigos de Cascavel) participou com várias antiguidades. A Feira também tem espaço para Sebo, literatura, música, crochê, arte culinária gourmet, artesanato em vários estilos, produtos esotéricos, essências, plantas e muito mais. Vale a pena conferir.