Cotidiano

Nasa divulga imagens que mostram mudanças drásticas no planeta

mudanças1.jpg

RIO ? O planeta Terra está em constante mudança, e, do espaço, a Nasa possui visão privilegiada sobre essas alterações. Numa série de imagens divulgadas nesta semana, a agência espacial americana destaca algumas regiões que sofreram mudanças drásticas em questão de anos, sendo algumas relacionadas à atividade humana, como a urbanização e as mudanças climáticas.

A imagem mostra a expansão da zona urbana de Nova Délhi, na Índia, entre 1991 e 2016. No período, a população da capital indiana subiu de 9,4 milhões para 25 milhões, transformando a cidade na segunda maior do mundo em população, atrás apenas de Tóquio, no Japão, com 38 milhões de moradores.

mudanças2.jpg

Os satélites da agência americana notaram que no ano passado, o degelo da camada de gelo na Groenlândia foi mais acentuado e adiantado que o normal. O problema é que a formação de lagos e rios descongelados potencializa ainda mais o degelo, já que a superfície escura absorve mais calor do Sol que o branco do gelo.

mudanças3.jpg

No Lago Úrmia, no Irã, alterações na balanço de algas e bactérias fazem as águas, normalmente verde, se tornarem vermelhas. A mudança acontece tipicamente no verão, quando o calor e a evaporação da água aumentam a salinidade da água. Imagens de satélite mostram que o lago perdeu cerca de 70% de sua superfície nos últimos 14 anos.

mudanças4.jpg

Durante milhares de anos, o Lago Owens, na Califórnia, EUA, foi importante ponto de parada para aves migratórias, mas mudanças provocadas pelo homem estão alterando profundamente este ecossistema. No início do século passado, o Rio Owens, que abastecia o lago, foi desviado para o aqueduto de Los Angeles. Parte do lago continuou sendo abastecido por fontes naturais e poços artesianos, mas a poluição terminou de perturbar o habitat dos pássaros.

mudanças5.jpg

Os glaciares da Groenlândia também mostram sinal de estarem sofrendo com as mudanças do clima no planeta. A imagem mostra que o Glaciar Helheim, que se manteve estável desde os anos 1970, sofreu alterações drásticas a partir de 2001, com as geleiras se despedaçando em icebergs que se descolaram para o mar. O temor dos cientistas é que o derretimento dos glaciares provoque aumento significativo no nível do mar.

mudanças6.jpg

O Lago Poppó é o segundo maior da Bolívia, e importante fonte de pesca para comunidades locais, mas por causa da seca dos últimos anos e o desvio de fontes para a mineração e a agricultura, ele praticamente secou.