Cotidiano

Não há previsão de revitalização da Avenida Carlos Gomes

Além do tráfego intenso, a expansão do comércio, com grandes redes de supermercados, farmácias e agências bancárias, fez com que a cada dia, o movimento crescesse

Cascavel – Uma das principais avenidas de Cascavel, que liga o Centro à região sul e também é um dos acessos à BR-277, a Avenida Carlos Gomes, se tornou nos últimos anos um dos maiores gargalos do trânsito. Ainda mais em tempos de obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), com várias vias fechadas para a circulação de veículos.

Além do tráfego intenso, a expansão do comércio, com grandes redes de supermercados, farmácias e agências bancárias, fez com que a cada dia, o movimento crescesse e a necessidade de melhorias é cada vez mais latente na Avenida Carlos Gomes.

Segundo o mecânico Guilherme Ricardo, que trabalha em uma loja de conserto de equipamentos, a maior dificuldade é, sem dúvidas, a falta de espaço para estacionamento. “Muitos clientes precisam deixar o carro há quadras de distância e, no nosso caso, carregar as máquinas que na maioria das vezes são pesadas”.

O gerente de uma farmácia, Flávio Batista, destacou o problema com a iluminação pública. “Sofremos muito com problemas de assaltos e a noite, quando os mercados fecham, a situação fica ainda pior porque a luz que existe hoje não é suficiente para iluminar a avenida”.

Outro ponto citado por alguns clientes do comércio na Carlos Gomes é a falta de uma ciclovia no local. “Meu sobrinho que mora no Santa Felicidade e trabalha na prefeitura e passa todo dia por aqui e se arrisca em um trânsito totalmente caótico, sem sinalização e área de escape”, comentou Joice Campos.

E a necessidade de usuários e comerciantes ainda não tem nem previsão de entrar para o papel, quem dirá sair dele. Segundo nota encaminhada pela Secretaria de Planejamento, nem mesmo para o orçamento de 2017 o projeto está previsto.

Conforme a secretaria, no primeiro semestre do ano passado foi iniciada a discussão sobre a necessidade de alargar a via e revitalizar o local. Porém, conforme nota, em função de outras prioridades o assunto não evoluiu e não houve previsão orçamentária para 2016.

Questionada em relação a um projeto de melhorias no local, segundo a secretaria, até o momento não está sendo retomada a discussão sobre a Carlos Gomes, com base no Orçamento de 2017. Isso significa que, a princípio, pelo menos por mais dois anos nada vai mudar no local.