Cotidiano

?Não há perseguição?, diz ministro da Justiça sobre Moro ter aceito denúncia contra Lula

2016 938954652-201609151502171592.jpg_20160915.jpgNOVA YORK ? Em viagem com o presidente Michel Temer, o mistro da Justiça Alexandre de Moraes comentou na noite desta terça-feira o fato de Sérgio Moro ter aceitado a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro. Para Moraes, descartou qualquer possibilidade de intenção política de Moro ou dos procuradores, como tem afirmado a defesa de Lula. Lula infos 2009

? Nem os procuradores da República nem o juiz Sérgio moro tem qualquer intenção política, conotação política. O início do processo é algo que vai permitir que o MP comprove, agora sim, com o devido processo legal, o que está alegando ou vai permitir que a defesa diga que aqueles fatos não correspondem à realidade. Não há perseguição nisso. Há o devido processo legal. ? afirmou o ministro. ? Do nosso ponto de vista, do Ministério da Justiça e do governo, vemos com naturalidade porque é algo que não passa pelo Poder Executivo.

No início da tarde, Moro aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, contra o ex-presidente Lula, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá e do armazenamento do acervo presidencial, pagos pela OAS. Segundo a denúncia, o petista obteve R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas que lhe foram pagas pela empreiteira, de forma dissimulada, em troca de contratos com o governo federal. Entre 2003 e 2015, os contratos do Grupo OAS com a administração pública federal somaram R$ 6,8 bilhões, 76% dos quais corresponderam a negócios com a Petrobras. Esta é a segunda vez que Lula vira réu na Lava-Jato.

Além dele, também viraram réus nesta ação sua mulher, Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto; e cinco pessoas ligadas à empreiteira – o ex-presidente Léo Pinheiro e os executivos Paulo Gordilho, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

O ex-presidente também comentou o anúncio de Sérgio Moro. Em participação por teleconferência de um evento organizado em seu apoio em Nova York, Lula disse que ?não há no planeta Terra homem mais indignado que ele.?