Cotidiano

Na Zâmbia, mulheres têm direito a um dia de folga no período menstrual

FRAME_ZAMBIA.jpg

LUSAKA, Zâmbia ? Um sonho para muitas brasileiras já é realidade na Zâmbia. O país africano instituiu uma lei que permite às mulheres tirarem um dia de folga por mês, durante o período menstrual. Elas não precisam dar qualquer explicação aos chefes, nem apresentar atestado médico. Embora a maioria dos temas relacionados a sexualidade seja ainda um tabu no país, curiosamente a folga mensal é sagrada.

links saúde femininaPoucas são as nações que têm lei semelhante, e todas as que têm, além da Zâmbia, se localizam na Ásia: Japão, Taiwan, Indonésia, Coreia do Sul e poucas províncias chinesas. Em território zambiano, a lei está em vigor desde 2015.

A folga é chamada popularmente de “dia das mães”, mesmo que a trabalhadora não tenha filhos. E tanto as funcionárias do setor público quanto as do setor privado têm direito ao benefício.

No entanto, ao contrário do que se pode imaginar, nem todas as mulheres de lá concordam com a medida. Para Laura Miti, diretora executiva da organização Aliana para a ação comunitária,

? Eu nunca tirei um “dia das mães” na minha vida. Acho que perder força de trabalho 12 dias por ano é extremamente improdutivo ? considera Laura.

Esta também é a opiniao de muitos empresários, preocupados com a possível quada nos lucros, mas o governo continua defendendo a ideia, alegando que é uma importante medida em prol da saúde feminina.

Veja abaixo um vídeo sobre o assunto.

Folga durante menstruação na Zâmbia