Cotidiano

Na véspera das eleições, Hillary lidera pesquisas com margem estreita

WASHINGTON ? A um dia das eleições presidenciais, a candidata democrata, Hillary Clinton, mantém vantagem em duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira em comparação ao seu rival republicano, Donald Trump. Em uma sondagem ABC News/Washington Post, 47% dos eleitores consultados disseram que votarão nela, e 43% afirmaram que escolherão Trump. Já uma outra pesquisa da Bloomberg Politics/Selzer mostrou uma vantagem de três pontos percentuais para a ex-secretaria de Estado. (44% pra Hillry e 41% para Trump). Os candidatos agora apostam suas fichas nos eleitores decisivos para a votação de terça-feira, percorrendo cinco estados-chave para o resultado ao longo do dia.

Na pesquisa ABC News/Washington Post de domingo, Hillary tinha uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre Trump. A dois dias da votação, ela tinha 48% das intenções de votos contra 43% de Trump.

A liderança de Hillary continua apertada, mas a sua campanha assiste a uma tendência positiva em comparação com os percentuais da semana passada (quando a democrata tinha 46% das intenções de voto). Trump chegou a ultrapassá-la em algumas pesquisas, sobretudo depois de o FBI reabrir a investigação sobre uma nova leva de emails que Hillary trocou pelo seu servidor pessoal para tratar de assuntos do Departamento de Estado na época em que chefiava o órgão.

Outras pesquisas da última semana mostravam Hillary com uma vantagem um pouco menor. Em uma sondagem CBS/New York Times, ela liderava por três pontos; em uma pesquisa da Fox News, sua vantagem era dois pontos; e, em uma sondagem IBD/TIPP, a margem em seu favor era de um ponto.