Cotidiano

Na Espanha, pais propõem ?greve de dever de casa? para as crianças

2016 949198334-201611030829065248_RTS.jpg_20161103.jpg

RIO – A Confederação das Associações de Mães e Pais de Estudantes da Espanha (Ceapa) está convocando um boicote aos deveres de casa passados às suas crianças para os finais de semana, durante o mês de novembro. Eles consideram ?inaceitável? a quantidade de atividades demandadas, o que geraria desgastes, pressão sobre os alunos e cortes no tempo de convivência da família.

Segundo um estudo de 2012 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), adolescentes espanhóis de 15 anos têm 6,5 horas de dever de casa por semana, uma média acima dos 38 países membros da organização, de 4,9 horas.

? Perdemos um pouco de bom senso neste país quando se trata de falar sobre educação. Temos um sistema no qual o tempo livre de meninos e meninas desapareceu. As escolas estão passando tarefas às famílias que não deveriam existir. Elas nos transformaram em professores assistentes ? afirmou ao jornal britânico ?The Guardian? o presidente da Ceapa, José Luis Pazos.

Para Pazos, é equivocada a ideia de que as crianças devem passar por longas horas de tarefas como uma forma de garantir a elas um futuro melhor.

? Elas deveriam estar felizes quando pequenas e aprenderem que a vida não é só escutar alguém te dizer que você deve sofrer inexplicavelmente. Este modelo precisa mudar porque a sociedade mudou.

A carga horária diária das crianças nas escolas varia de acordo com a região e a própria escola, mas costuma começar entre 8h e 9h da manhã e se estender até 14h a 17h. No entanto, as escolas estão optando cada vez mais pelo horário de 8h a 14h como forma de economizar dinheiro e seguir também algumas pesquisas que mostram que longas horas nos colégios não levam a melhores resultados.

Segundo a Ceapa, que representa 12 mil associações de pais, a greve tem apoio de alguns professores. A confederação está entregando três cartas aos pais para que entreguem às escolas: uma pedindo à coordenação que não passe dever de casa para o fim de semana, e outra com o mesmo conteúdo para outros professores; e uma terceira explicando que a tarefa não foi cumprida por um ?direito constitucional das famílias de fazer o que elas consideram ser a melhor decisão para a vida delas, o que é um assunto privado no qual as escolas não devem se intrometer?.