Cotidiano

Músico alcança topo das paradas com álbum composto para gatos

201610181222332205_AFP.jpg

RIO ? O violoncelista americano David Teie alcançou o topo das paradas no ranking para música clássica do iTunes e da Amazon no Reino Unido com um projeto inusitado. Suas composições não foram feitas para agradar o ouvido humano, mas aos gatos.

O álbum ?Music for Cats? (música para gatos) tem cinco faixas instrumentais, e foi lançado na semana passada pelo selo Universal Music, após o músico da Orquestra Sinfônica Nacional dos EUA conseguir levantar mais de US$ 200 mil em um site de financiamento coletivo.

Nas composições, Teie toca violoncelo acompanhado por cantos de pássaros e o ronronar de gatos, seguindo sua teoria, construída após dois anos de pesquisas, de que os mamíferos possuem uma resposta intuitiva para os sons durante o seu desenvolvimento. E, aparentemente, as músicas estão agradando tanto aos gatos como aos seus donos.

? Muitos donos de gatos me disseram que sentiram o som agradável também, então existe algum tipo de experiência compartilhada para os gatos e seus donos ? disse Teie, em entrevista à Reuters.

Esta é a primeira vez que a Universal Music lança um álbum direcionado a seres não humanos, e a recepção inicial já faz a companhia pensar em expandir a coleção:

?Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto inédito no mundo e ingressar neste mercado inexplorado de fãs de música não humanos. As possibilidades são incontáveis, com álbuns específicos para cães, cavalos…?, disse um porta-voz da companhia, por comunicado. ?As ideias criativas, a paixão e a pesquisa sólida de David Teie estabeleceram uma fundação perfeita para o sucesso. Daqui a cem anos as pessoas terão que ser ensinadas que um dia a música foi apenas para humanos?.