Cotidiano

Municípios do Oeste do Paraná se unem para promover ambiente de inovação regional

Ações estão sendo trabalhadas em cinco áreas específicas interligadas

Uma mobilização regional está sendo implementada, por intermédio de ações conjuntas e coordenadas, com o intuito de estruturar o desenvolvimento e implantação de ações voltadas às iniciativas de inovação no Oeste do Paraná. O trabalho é liderado pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), como eixo estruturante do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

O SRI estimula a cooperação entre o setor produtivo, público, de pesquisa e a sociedade, com vistas à potencialização da inovação, fator que estimula novas iniciativas, segundo o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Iguassu-IT), Roberto Carpes.

Alinhamento

Uma reunião de alinhamento foi feita nesta terça-feira (13), em Medianeira com o foco principal na execução de ações em cinco áreas, de cooperação, recursos, habitats, educação e políticas públicas. Os integrantes de cada uma destas linhas de atuação buscam meios para integrar e melhorar a sinergia entre os participantes com o objetivo de prospectar fontes na captação de recursos.

Além disso, há o fortalecimento na identificação e fomento de habitats. Na educação o objetivo é identificar e desenvolver as competências para a cultura de inovação. Faz parte do cronograma o apoio e instituição de políticas públicas para o setor. Para Adélio Conter, associados à Iguassu-IT, é necessário alinhar objetivos com os poderes executivos e legislativos para facilitar a implementação de ações concretas.

Ambiente favorável

O intuito principal é a promoção de um ambiente favorável à inovação por meio da cooperação para o desenvolvimento regional, conforme o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Augusto Cesar Stein.

Plataforma

Por meio de um cadastro e sistematização de iniciativas, uma plataforma online criada pelo SRI busca fortalecer uma rede com a participação ativa de empresas, associações, técnicos, docentes, instituições de ensino e de pesquisa da região. Segundo o analista de projetos do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Nelinho Graef, a ferramenta visa conectar os agentes territoriais que apresentam demandas em determinados setores com quem oferta a solução.

O cadastro está disponível no site sri.oesteemdesenvolvimento.com.br. Atualmente há 40 atividades cadastradas, porém, a tendência é que este número aumente nos próximos dias.

Dia de campo

A próxima ação do SRI está agendada para 28 de junho, com um Dia de Campo de Inovação que ocorrerá na Frimesa em Medianeira, quando serão apresentadas novas tecnologias em uso no mercado e que podem representar uma demanda em crescimento.

As reuniões do Sistema Regional de Inovação ocorrem bimestralmente e servem como forma de alinhamento das ações que estão sendo desenvolvidas por cada um dos cinco grupos de trabalho.