Cotidiano

Mulher ligada a escândalo político no Coreia do Sul é presa

SEUL – A mulher no meio do escândalo que envolve a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, em uma crise política foi presa nesta terça-feira. Choi Soon-sil é acusada de fraude e envolvimento nos assuntos de Estado por sua amizade com Park, o que a teria beneficiado pessoalmente através de investimentos oficiais às suas fundações sem-fins lucrativos.

Antes da prisão, Choi, de 60 anos, foi interrogada pelos promotores sul-coreanos na noite de segunda-feira para responder às alegações de exercer influência inadequada nos assuntos de Estado. Ainda há suspeita que ela colaborou em discursos presidenciais e teve acesso a documentos secretos.

? Há uma possibilidade de que Choi tente destruir provas já que ela nega todas as acusações ? disse um funcionário do Ministério Público da Coreia do Sul à agência de notícias Yonhap, explicando a prisão temporária. Choi ainda teria tentado fugir do país e não tem endereço fixo, além de apresentar estado psicológico instável.

O escândalo provocou a ira do público e provocou uma queda drástica na aprovação da presidente Park Geun-hye, com milhares de manifestantes reunidos em Seul no sábado à noite pedindo que ela se retire. Park aceitou as demissões de oito de seus principais assessores durante o fim de semana.