Cotidiano

Mudanças climáticas ameaçam Patrimônios da Humanidade, diz ONU

A_group_of_lions_on_the_tree_in_the_Serengeti_prairies.jpg

LONDRES – Mudanças climáticas são uma das maiores ameaças a Patrimônios Mundiais da Humanidade, alerta um relatório elaborado por cientistas e divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Países em desenvolvimento como o Nepal, onde fica o Monte Everest, e Uganda, para onde turistas viajam para ver gorilas em estado natural, podem ser fortemente atingidos, já que dependem do dinheiro trazido pelo turismo, afiram um relatório divulgado nesta quinta-feira.

Sustentabilidade

“Para eles, é uma fonte de renda muito importante. É um motor econômico ter um sítio do Patrimônio Mundial,” disse à agência de notícias Adam Markham, principal autor do relátorio e vice-diretor da União de Cientistas Preocupados (UCS).

“Se os atributos que atraem os turistas para lá em primeiro lugar estão danificados pela mudança climática, isso poderia ser um grande golpe para as economias de turismo”, disse ele.

O turismo é um dos setores de maior e mais rápido crescimento no mundo, gerando 9% do produto interno bruto mundial (PIB) e fornecendo um em cada 11 postos de trabalho, dizem a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (UNESCO) e o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).

Enquanto o próprio turismo mal gerido pode ser prejudicial para Patrimônios da Humanidade, as alterações climáticas multiplicam o risco de os locais perderem exatamente o que os torna atraentes destinos turísticos, disseram.

“Algumas estátuas da Ilha de Páscoa estão em risco de serem perdido para o mar por causa da erosão costeira, com as águas subindo”, disse Markham em um comunicado.

Moai_Rano_raraku.jpg

“Muitos dos mais importantes recifes de corais do mundo, incluindo nas ilhas de Nova Caledônia, no Pacífico ocidental, sofreram branqueamento do coral sem precedentes ligada à mudança climática este ano. A mudança climática pode, eventualmente, até mesmo causar acabar com alguns dos patrimônios”, afirma ele.

O relatório analisou 31 sítios naturais e culturais do Patrimônio Mundial em 29 países, incluindo a cidade portuária colombiana de Cartagena, a cidade vietnamita de Hoi An e as Ilhas Galápagos, que estão sob ameaça de eventos climáticos extremos, como o aumento das temperaturas, elevação dos mares e secas.

Preservar esses patrimônios também é importante porque as florestas e habitats costeiros podem ajudar a armazenar carbono e proteger contra tempestades e inundações. Segundo os especialistas, para preservar os locais é essencial manter o aumento da temperatura média global a menos de 2 graus Celsius, conforme acordado pelos líderes mundiais em Paris em dezembro.