Cotidiano

MPF vai monitorar ação da PM em SP e Rio durante manifestações

SÃO PAULO. O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta terça-feira que coletará informações, imagens e áudios durante as próximas manifestações contra o governo de Michel Temer, com o intuito de monitorar a ação da Polícia Militar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, o órgão encaminhou ofício aos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP), informando a abertura de procedimento administrativo para averiguar ?denúncias de violações de direitos humanos por parte de órgãos de segurança pública durante protestos realizados nos últimos dias nos dois estados?.

Com o monitoramento, os procuradores desejam verificar se a atuação dos agentes de segurança ?atende aos parâmetros nacionais e internacionais de uso moderado e proporcional da força pelo Estado, assim como se estão sendo observadas as normas do devido processo legal pela polícia judiciária?. Os próximos atos estão marcados para quarta-feira e quinta-feira desta semana.

No último domingo, a polícia de São Paulo jogou bombas de efeito moral para dispersar manifestantes ao final de ato contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT). O grupo Tortura Nunca Mais e o Sindicato dos Advogados de São Paulo encaminharam representações ao MPF relatando violações de direitos no contexto das manifestações, o que motivou a ação desta terça. O comando do policiamento de São Paulo nega que a ação tenha sido abusiva.

De acordo com o MPF, vítimas de eventuais excessos policiais poderão ser chamadas a prestar depoimentos.

Nesta terça-feira, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) e o candidato a vereador Eduardo Suplicy (PT) se reuniram com o secretário de segurança de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, para debater a ação da polícia no último domingo.