Cotidiano

MPF e PF deflagram operação que revela fraudes em perícias médicas em SP

SÃO PAULO – O Ministério Público Federal em Campinas e a Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira a Operação Hipócritas, que apura fraudes em perícias médicas em processos trabalhistas. Há suspeita de que diversas empresas foram beneficiadas pelo esquema de corrupção de peritos médicos na Justiça do Trabalho.

O esquema funciona pelo menos desde 2010 e foi denunciado pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Segundo o MPF, médicos técnicos, a serviço de escritórios de advocacia contratados por grandes empresas, subornavam peritos para que eles emitissem laudos desfavoráveis a trabalhadores afastados de suas funções por causa de doenças ou acidentes de trabalhos.

O órgão diz que empresas de pequeno, médio e grande porte, dentre as quais multinacionais e gigantes do setor automobilístico participavam do esquema. Os nomes não foram divulgados.

De acordo com o MPF, a investigação da operação é a maior já realizada no país. Cerca de 200 policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva, 40 de condução coercitiva e 52 de busca e apreensão em 20 cidades do estado de São Paulo.

Um dos médicos peritos investigados é suspeito de ter solicitado ou recebido vantagem indevida em mais de 100 perícias. Se comprovado,ele pode ser condenado a mais de 200 anos de prisão.

A operação já constatou ocorrência de pelo menos quatro crimes: falsa perícia, corrupção de perito judicial, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. O nome da operação faz alusão ao juramento de Hipócrates, feito por todos os médicos na formatura.