Cotidiano

Movimento internacional difunde ?cartas psicografadas? de Jesus Cristo

2011 369882176-2011011858740.jpg_20110118.jpg

RIO ? ?Eu, o Cristo, aproveito esta oportunidade para falar diretamente com você. Eu vim para retificar as interpretações errôneas de meus ensinamentos quando, conhecido como Jesus, estive na Palestina há dois mil anos?. Assim começa a primeira de uma série de cartas cujas mensagens teriam sido enviadas por Jesus, postumamente, e psicografadas desde o ano 2000, segundo acreditam os propagadores deste material, publicado em livros. Em uma página no Facebook chamada Cartas de Cristo Brasil, o movimento já angariou mais de 60 mil pessoas.

O canal indica que as obras estão disponíveis em diversos idiomas ? incluindo o português ?, além de versões de bolso e e-books. Tudo é contado em dois livros: ?A Consciência Crística Manifestada? e ?Textos complementares?. ?Aqueles que tiverem dificuldade em compreender as cartas devem ler apenas uma página por vez, para então colocá-las de lado e meditar?, sugere o narrador. As obras são vendidas pela loja on-line da Almenara Editorial.

Uma pergunta anônima publicada na página da rede social vinculada ao grupo questiona se a religião católica vai desmoronar em breve em decorrência de escândalos antigos e atuais. As Cartas, segundo os administradores do canal, propõem um caminho de evolução espiritual dissociado de instituições religiosas e dizem que o participante em questão só poderá se livrar das ideias colocadas por elas a partir da leitura ?vagarosa e atenta? das Cartas de Cristo, ?dia após dia?, para que no final esteja ?livre do Catolicismo?.

jesus 28.10?A Religião Católica deixará de existir em sua forma atual quando as pessoas em todo o mundo retirarem o seu apoio. Não há absolutamente nenhum controle vindo de cima que ameace a sua existência, e ela continuará a existir enquanto as pessoas encontrarem nela consolo para as suas vidas diárias. Quando sentirem que a Igreja está falhando em proporcionar-lhes um verdadeiro contato com a Consciência Divina ? Deus ? se rebelarão e farão com que as igrejas fechem por falta de apoio?, diz um trecho da resposta ao seguidor.

A médium responsável por receber e escrever as orientações divinas das Cartas de Cristo seria uma mulher de origem inglesa ? desenvolvida durante 40 anos para que pudesse se comunicar com Jesus ?, que ainda receberia artigos do mestre, sendo que este material deverá ser compilado em um novo livro. A senhora, hoje com quase cem anos, prefere se manter anônima e reclusa.

Agnóstico declarado, o engenheiro aposentado Ricardo Lopes Rego, também leitor das Cartas, acredita que estas mensagens são a luz para ?um mundo que, aos poucos, caminha para o caos?.

? Há pouco tempo descobri as Cartas. As religiões não aceitarão pois, o comercio religioso acabar, ninguém conseguirá deter. A religiões atuais ensinam errado e os livros sagrados têm muitos erros. Vários dirigentes se aproveitam para gerar dinheiro. Cria-se o pecado para vender a salvação. Poucos estão preocupados com as verdades. E a maioria dos psicólogos estão perdidos com teorias materialistas e distorcidas, pois não entendem o ser como um espirito eterno, momentaneamente materializado, com bagagem mental de milhares de anos ? diz Rego, também seguidor de Divaldo Franco, médium considerado sucessor de Chico Xavier.

Segundo o padre Jesus Hortal, ex-reitor da PUC-Rio, os apóstolos foram os únicos e verdadeiros detentores das revelações de Jesus Cristo.

? Evidentemente que a igreja católica não acredita em psicografia; isso é um estudo feito por parapsicólogos, que não tem nada de sobrenatural. Muito menos em cartas psicografadas de Cristo. O que circulam por aí são histórias sem a mínima comprovação, sem a mínima probabilidade de ser verdade. São crendices que a igreja não aprova de jeito nenhum. Para nós, a revelação divina se fechou com a morte do último apóstolo e por isso está na Bíblia, no Novo Testamento. Depois disso, nada mais ?

Para Rego, os discípulos do Pai ainda estão entre nós.

? O irmão de Jesus, apóstolo Tiago, reencarnou oito vezes nesses últimos 2000 anos. Uma vez nascido em Portugal, veio para o Brasil na pessoa de Constantino Coelho Fernandes. Ele morava em Copacabana, era casado com sua ex-irmã Ana, com quem teve cinco filhos. E morreu atropelado em 1972. A Mãe Maria (em espírito) frequentava a casa dele e ditou-lhe o livro ?Corolarium? ? afirma.