Cotidiano

Mortes no trabalho

Acidentes de trabalho resultaram em dez mortes em Cascavel no último ano. Sexta-feira, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Em 2018 a estatística soma outros três óbitos, somente na construção civil, que apesar de ter maior visibilidade quanto às fatalidades, hoje não é o setor mais preocupante.

“No ano passado somente uma morte foi registrada na construção civil. Neste ano a fatalidade se fez presente porque um só acidente vitimou três trabalhadores. No entanto, os números alarmantes em Cascavel, que colocaram a cidade como a segunda maior cidade do Estado em acidentes de trabalho, não são só da construção civil”, afirma o presidente do Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil), Roberto Leal Americano.

De acordo com a Secretaria Regional de Trabalho do Paraná 1.776 acidentes de trabalho foram registrados em Cascavel no ano passado por meio da CAT (Comunicado de Acidentes de Trabalho). Destes, 1.454 foram típicos e 305 de trajeto. Há ainda registro de três casos de doenças ocupacionais e outros 14 ignorados.

Os dados foram registrados em 641 empresas da cidade e a maioria dos acidentes (14,3%) ocorrem em frigoríficos. “A construção civil é mais visível, ou seja, está mais próxima aos olhos da população, mas às vezes acontece acidente dentro de uma indústria alimentícia, por exemplo, que causa danos a várias vítimas e os números não são apresentados de imediato à sociedade”, esclarecer Americano.

Ele afirma que o estigma de que a que a construção civil é a mais causadora precisa ser desmistificado. “O cuidado é o principal fator que evita os acidentes e por isso, acreditamos que ficamos em 5º lugar entre setores com relação ao número de mortes”, ressalta.

Perfil

Segundo a Secretaria Regional de Trabalho do Paraná, 71% dos acidentes registrados no ano passado ocorreram com homens e 29% com mulheres. Por consequência dos acidentes, a secretaria afirma ainda que foram contabilizados 16.986 afastamentos de trabalho em 2017.