Cotidiano

Morre o escritor Peter Esterhazy, destaque da literatura húngara

201607141607235196_AP.jpgRIO ? O escritor húngaro Peter Esterhazy morreu nesta quinta-feira, aos 66 anos, devido a um câncer no pâncreas, sobre o qual falou em sua última obra, anunciou seu editor, citado pela agência de notícias húngara MTI. Um dos principais autores europeus contemporâneos, ele deixa mais de 30 livros publicados em 35 anos de carreira.

Esterhazy participou da cerimônia de abertura da feira de livros de Budapeste em junho, onde apresentou sua última obra, ?Journal intime du pancréas? (Diário do pâncreas, em tradução literal), no qual mencionou sua luta contra a doença que acabou por lhe tirar a vida.

Nascido em Budapeste no dia 14 de abril de 1950, Peter Esterhazy cresceu em uma família aristocrática que teve seus bens tomados em 1948 após a o Partido Comunista ganhar o poder.

Foi estudante de Matemática e trabalhou durante quatro anos ? de 1974 a 1978 ? no instituto de informática do Ministério da Indústria antes de se dedicar exclusivamente à literatura.

Sua obra mais importante é ?Harmonia Caelestis? (2000) em que conta a história de sua família, de seus ancestrais na época do império austro-húngaro até a perseguição pela ditadura comunista.

Em 2005, com o título ?Revu et corrigé? (Revisto e Corrigido, em tradução livre), publicou uma nova versão de ?Harmonia Caelestis? ao descobrir que seu pai havia sido um informante da polícia política durante a época comunista.

Considerado como a personalidade mais importante ?da nova prosa húngara?, Esterhazy deixa uma obra caracterizada por sua diversidade estilística e seus experimentos formais, uma prosa ?cheia de vida? segundo o escritor americano John Updike.