Cotidiano

Morre Lou Pearlman, empresário de 'NSync e Backstreet Boys

RIO ? O criador dos Backstreet Boys e ‘NSync, Lou Pearlman, morreu aos 62 anos na prisão. Depois de alcançar um enorme sucesso nos anos 1990-2000 com suas empresas Trans Continental, ele foi preso em 2007 na Indonésia e condenado a 25 anos de cadeia por fraude.

De acordo com uma base de dados norte-americana de prisioneiros federais, Pearlman, de 62 anos, faleceu na última sexta-feira. São desconhecidas as causa da morte do empresário da indústria fonográfica, que chegou a administrar as carreiras de LFO, Take 5, Natural e O-Town, além do grupo feminino Innosense, do qual participou a ainda adolescente Britney Spears.

O esquema fraudulento construído por Pearlman chegou a desviar US$ 300 milhões e foi descoberto em 2006. Durantes anos, ele convenceu indivíduos e bancos a investirem nas empresas Trans Continental Airlines Travel Services Inc. e Trans Continental Airlines Inc., que só existiam no papel. Usando o dinheiro de novos investidores para pagar mais antigos, esse tipo de fraude é conhecido como esquema Ponzi.

Centenas de denúncias foram apresentadas no caso, incluindo uma dos Backstreet Boys. O empresário, primo em primeiro grau do músico Art Garfunkel, ainda foi acusado de abusar de jovens do sexo masculino, mas o escândalo nunca chegou a gerar processos criminais.