Cotidiano

Morre Chico Evangelista, pioneiro do reggae brasileiro e da axé music

2995473502.jpgRIO – O compositor Chico Evangelista, pioneiro do reggae brasileiro e da axé music, morreu nesta terça-feira, de causas não informadas. O artista – que se tornou nacionalmente conhecido no festival MPB 80, no qual apresentou com Jorge Alfredo a canção “Rasta pé”, parceria de ambos – sofria de problemas renais e estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva em Salvador.

Evangelista foi um dos fundadores, em 1972, da Banda Arembepe, uma das primeiras a explorar o reggae no Brasil. O grupo chegou a participar de festivais e a abrir shows de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 1974, gravaram no Rio, pela Odeon, um compacto com as musicas ?Iaiá? e ?Lá na esquina? ? no disco, tiveram as participações de João Donato no piano elétrico e Wilson das Neves na bateria. Em 1975, eles gravaram um segundo compacto (?Rosa mulher? e ?Afoxé ponto de Oxossi?), que encerrou sua discografia.

Em 2002, ?Iaiá? foi pinçada para a coletânea britânica ?Black Rio ? Brazil Soul Power 1971-1980? ? o grupo chegou a ensaiar um retorno no fim de 2016, com o projeto de gravar um disco de inéditas e um documentário sobre sua história, ambos previstos para o segundo semestre deste ano.

? Eu sou o dodói do suingue, não vivo sem ele. Sem balanço não é a minha ? disse Evangelista em entrevista em novembro do ano passado, definido sua música.

Em 1978, o compositor deixou a banda. No ano seguinte, foi premiado no Festival de Música da Tupi, com o ?Reggae da Independência?. O ponto alto de sua carreira viria em 1980, com o lançamento do álbum hoje cultuado ?Bahia-Jamaica?, feito em parceria com Jorge Alfredo, e também com a participação da dupla no MPB 80, onde foram finalistas com ?Rasta pé?. Na canção, que aproximava reggae e afoxé, e no disco, que incrementava ainda mais a mescla de ritmos jamaicanos e baianos, eles ajudaram a plantar as bases do que viria a ser conhecido como axé music ? ainda no início dos anos 1980, “Música alegre” (uma das faixas do disco) foi gravada pelo Chiclete com Banana. Paulinho Boca de Cantor também gravou a dupla.

Em 1982, Evangelista lançaria um novo compacto, desta vez em carreira solo, com as canções ?Frutas & línguas? e ?Frevo do abafabanca?. Depois de um longo período longe dos palcos e dos estúdios, o compositor lançou em 2011 o disco “Luz e cor”.