Cotidiano

Moody's melhora perspectiva de crédito da Vale para 'estável'

vale3.jpgRIO ? A agência de classificação de risco Moody’s alterou, na sexta-feira, a perspectiva da nota de crédito da mineradora Vale para “estável”, ante “negativa”, e reafirmou o rating de “Ba3” para a companhia.

“A perspectiva estável reflete as melhorias das métricas de crédito da Vale ao longo de 2016, sustentadas por iniciativas da companhia para melhorar a liquidez e expandir os volumes de produção a custos mais baixos, além da disciplina da Vale em relação a investimentos e pagamentos de dividendos, o que melhora sua resiliência operacional”, justificou a Moody’s.

A agência afirmou ainda que a Vale “continua tomando medidas de diminuição de custos”, apontando ainda a redução de “seu investimento anual para cerca de US$ 4,5 bilhões a partir de 2017 em diante, o que reduzirá as necessidades de endividamento e levará a uma geração de fluxo de caixa livre positiva”.

“O rating reconhece a abordagem mais focada e disciplinada da Vale para desenvolvimento de projetos, alocação de capital, redimensionamento da carteira de ativos para segmentos de negócio estrategicamente importantes, desinvestimentos de ativos não estratégicos e foco na redução de custos, que melhor posicionam a Vale para lidar com os preços desafiantes dos principais produtos da companhia nos próximos doze a dezoito meses”, disse a Moody’s em nota.